Rugas

As rugas faciais são sinais da passagem do tempo, mas podem revelar certos problemas de saúde, dependendo de sua forma ou localização.
Dra. Juliana Bogado
Dra. Juliana Bogado

Rugas

As rugas são vincos que aparecem na pele em decorrência do envelhecimento cutâneo, perda natural da elasticidade, tonicidade e conseqüência da repetição constante de determinados movimentos faciais (como frangir a testa). Esse processo é fisiológico, irreversível e evolutivo. 

Para que você entenda, existem basicamente dois tipos de rugas: as rugas superficiais (rugas finas) e as rugas profundas (decorrentes do envelhecimento). O primeiro tipo começa a surgir depois dos 30 anos, quando a produção de colágeno começa a cair. O segundo tipo de ruga (profunda) é decorrente de fatores genéticos e pode ser corrigida (para quem busca soluções) também por meio de procedimentos estéticos. 

Muitas pessoas acabam se sentindo incomodadas com o aspecto envelhecido que as rugas de expressão podem deixar no rosto. Mas existem algumas opções de tratamento para quem deseja eliminá-las.

É importante sempre retirar a maquiagem antes de dormir. Utilize diariamente protetor solar de no mínimo 30 FPS, mesmo nos dias nublados. Tenha o hábito de limpar, tonificar, hidratar e esfoliar a pele, além de alimentar-se bem e praticar exercícios.

Seja qual for o seu caso, lembre-se de discuti-lo com um médico qualificado.

Postagem anterior
Próxima postagem
Toxina Botulínica